Select Page

Neste artigo fazemos uma comparação “ensino regular vs ensino profissional”, e destacamos as principais diferenças.

O que é o ensino profissional?

O ensino profissional em Portugal é uma forma de educação focada nas competências práticas e técnicas específicas para uma determinada profissão, sendo que os cursos profissionais (com duração de 3 anos) são disponibilizados pelas escolas profissionais e também pelas escolas secundárias (públicas).

O ensino profissional é geralmente considerado como uma via alternativa para aqueles que não desejam seguir um curso universitário tradicional.

Os cursos profissionais incluem formação teórica e prática nas escolas combinada com estágios em empresas para dar aos estudantes experiência prática em contexto de trabalho. Para além de darem oportunidade aos estudantes de obterem experiência prática no mundo do trabalho, os estágios são também um forma de estabelecer contacto com potenciais empregadores, e em muitos casos, os jovens acabam por conseguir o seu 1º emprego nas empresas onde estagiaram.

O que é o ensino regular?

O ensino regular em Portugal é a forma de ensino tradicional que é oferecida nas escolas públicas e privadas do país e tem como objetivo preparar os estudantes para a vida académica e profissional, incluindo a preparação para os exames nacionais e acesso ao ensino superior.

O ensino regular inclui disciplinas de base como matemática, ciências, português, inglês, física e química, história, entre outras.

Diferença entre curso profissional e ensino regular

Os cursos profissionais e o ensino regular são tipos diferentes de educação em Portugal.

Os cursos profissionais (ensino profissional) são programas de ensino desenhados para ensinar uma profissão e preparar os jovens para a entrada no mercado de trabalho.

Já o ensino regular é o ensino tradicional que se concentra em ensinar matérias académicas e competências gerais, e em preparar os estudantes para o acesso ao ensino superior.

Ao completarem o 9º ano de escolaridade, os jovens têm que decidir de que forma querem prosseguir os seus estudos, podendo optar por iniciar um curso profissional ou ingressar no 10º ano do ensino regular.

De referir que o ensino regular (secundário) e os cursos profissionais têm a mesma duração (que é de 3 anos).

Resumindo, os cursos profissionais são uma alternativa ao ensino regular, permitindo obter uma equivalência escolar ao 12º ano e uma certificação profissional de nível 4.

Além disso, seguir a via do ensino profissional não significa que as portas do ensino superior se fecham, porque após concluir um curso profissional o estudante poderá concorrer ao curso superior que desejar, bastando para isso realizar os exames nacionais necessários para o curso superior em questão.




Quer receber Ofertas de Formação exclusivas via Email? Então registe-se gratuitamente colocando o seu nome e email abaixo:



Registe-se gratuitamente para receber os novos cursos por Email:

Nome
Email
E-mail Marketing por TrafficWave.net

Enviado!