Select Page

Ainda não tem o 12o ano completo e está à procura de cursos que lhe permitam obter essa equivalência? Então chegou no sítio certo porque neste artigo vou dar a conhecer que tipo de cursos existem em Portugal para completar o 12o ano e onde encontrá-los.

Cursos para completar o 12o ano – Quais são e onde encontrar

Primeiramente convém fazer uma distinção entre cursos para adultos que querem obter o 12o ano e cursos para jovens que querem completar o 12o ano de escolaridade.

Comecemos então com os cursos para adultos …

Cursos para Adultos que querem para completar o 12o ano

Cursos EFA

Uma forma de obter o 12º ano de escolaridade é frequentando um curso efa conferente de equivalência ao ensino secundário. Ao finalizar um desses cursos, para além da equivalência ao 12º obtém também uma certificação profissional de nível 4.

Para encontrar cursos efa com equivalência ao 12º ano visite a secção Cursos EFA aqui do site Formação Financiada, selecionando o seu distrito para ver as ofertas mais próximas de si.

Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)

Outra forma de completar o 12o ano é inscrevendo-se nos chamados RVCC. Normalmente estas ações são organizadas pelos Centros Qualifica das Escolas e Entidades Formadoras certificadas, e assim sendo se desejar optar por esta via deve contactar as Escolas e/ou Entidades Formadoras da sua área de residência.

Outros tipos de cursos

Com a crescente oferta de cursos online financiados pelo Estado por vezes surgem cursos online com equivalência ao 12o ano de escolaridade, ou seja, os formandos podem completar o 12o ano frequentando um curso financiado à distância (a partir de casa).

Infelizmente, e tanto quanto me tenho apercebido a oferta deste tipo de cursos não é muito abundante. Quem está em situação de desemprego e tem inscrição ativa no IEFP pode contactar o respetivo Serviço de Emprego para saber se existem cursos à distância equivalentes ao 12º ano.

Em alternativa, pode registar-se na nossa Newsletter Semanal AQUI e sempre que haja novas ofertas de cursos online com equivalência ao 12º ano iremos informar nessa newsletter que é enviada via email.

cursos para completar o 12o ano

Cursos para Jovens que querem para completar o 12o ano

Cursos Profissionais

A via do ensino profissional é uma das opções que os jovens (com menos de 20 anos) têm à sua disposição para concluírem o 12º ano. Estes cursos têm a duração de 3 anos e são disponibilizados pela rede de Escolas Profissionais e Escolas Públicas (com ensino secundário).

Os jovens que pretendam ingressar no Ensino Profissional devem informar-se atempadamente uma vez que para entrar nalguns dos cursos profissionais é necessário realizar provas específicas que normalmente decorrem a partir do mês de abril de cada ano, sendo que os cursos profissionais arrancam no início de cada ano letivo, ou seja, no mês de setembro.

Cursos de Aprendizagem

Os cursos de aprendizagem destinam-se a jovens com menos de 25 anos que tenham concluído o 9º ano e/ou frequentado o ensino secundário sem o terem concluído. Duram cerca de 2 anos e meio e incluem estágio profissional.

Ao contrário dos cursos profissionais que normalmente iniciam em setembro de cada ano, os cursos de aprendizagem podem iniciar em qualquer altura do ano, sendo que as datas são fixadas pela entidade formadora responsável pelo curso em questão.

Pode encontrar ofertas de cursos na modalidade de Aprendizagem visitando a secção Cursos de Aprendizagem aqui do site Formação Financiada.

Bem, espero que este artigo tenha sido útil e caso tenha alguma dúvida ou questão pode escrever abaixo na secção de comentários.




Quer receber Ofertas de Formação exclusivas via Email? Então registe-se gratuitamente colocando o seu nome e email abaixo:



Registe-se gratuitamente para receber os novos cursos por Email:

Nome
Email
E-mail Marketing por TrafficWave.net

Enviado!